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Colocando Informações na PicScreen

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1 Colocando Informações na PicScreen em Seg Nov 19, 2012 12:50 pm

Bem, esse é um tutorial BÁSICO, destinado a iniciantes.

Iremos adicionar "informações" na tela do jogo. Isso é interessante para quem quer personalizar a GUI do jogo.

Caso gostem irei adicionar mais funções para esse tutorial ficar mais completo.

O objetivo do mesmo é criar uma HUD. (Sem imagens por enquanto)

Pois bem, vamos lá.

Antes de tudo vamos criar uma label nomeada lblCharLevel dentro da PicCharacter. Preferível ao lado de lblCharName.

Atributos:

Spoiler:
Alignment: [2 - Center]
AutoSize [True]
BackStyle: [0 - Transparent]
Backcolor: [Branco] &H8000000E&
Caption: [Empty2]
Visible: [False]

OBS: Alinhe a Label da forma que preferir.


Em modHandleData:

Ir até : Private Sub HandlePlayerData.

Procurar por:

Spoiler:
' Set the character windows
frmMain.lblCharName = GetPlayerName(MyIndex) & " - Level " & GetPlayerLevel(MyIndex)

Alterar para:

Spoiler:
' Set the character windows
frmMain.lblCharName = GetPlayerName (MyIndex)
frmMain.lblCharLevel = GetPlayerLevel(MyIndex)

Em modDirectDraw7:

Ir até Public Sub Render_Graphics():

Procurar por:

Spoiler:
' draw FPS
If BFPS Then
Call DrawText(TexthDC, Camera.Right - (Len("FPS: " & GameFPS) * 8 ), Camera.top + 1, Trim$("FPS: " & GameFPS), QBColor(Yellow))
End If

Adicionar em baixo:

Spoiler:
'tutorial desenvolvido por Lord Pegason.
'desenhar na hud os dados

Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 10, "Nick: " & CStr(frmMain.lblCharName), QBColor(Yellow))
Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 25, "Level: " & CStr(frmMain.lblCharLevel), QBColor(Yellow))
Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 50, "HP: " & CStr(frmMain.lblHP.Caption), QBColor(Yellow))
Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 65, "MP: " & CStr(frmMain.lblMP.Caption), QBColor(Yellow))

Explicando o Call DrawText:

Call DrawText(TexthDC, Camera.Left + 14, Camera.top + 10, "Nick: " & CStr(frmMain.lblCharName), QBColor(Yellow))

  • TexthDC - Variável destinada a renderizar o texto
  • Camera.Left + 14 - Posição no eixo do "x" (Esquerda / Direita)
  • Camera.top + 10 - Posição no eixo do "y" (Cima/Baixo)
  • frmmain.lblCharName - Nome da Variável
  • QBColor(Yellow) - Cor na qual vai aparecer na tela. Pode ser outras... apenas trocar o "Yellow" para a cor desejada.


Resultado Final:


É só, espero que tenham gostado.

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