Life RPG Maker 2.0
Bem vindo a LRM, forum de ajuda Maker
Registre-se em nosso forum e aproveite Very Happy
esperamos que você seja ajudado e esperamos que nos ajude Very Happy
Life RPG Maker 2.0

2ª versão do forum life rpg maker

Os membros mais ativos do mês

Últimos assuntos
» Kingdon 1.6
Ter Jun 09, 2015 3:02 pm por MasterKill

» Tempo dinâmico e Hora do Sistema
Seg Dez 09, 2013 5:42 pm por jonathas

» Sistema de Natação
Sab Dez 07, 2013 5:14 pm por jonathas

» Classificar Inventario
Sab Dez 07, 2013 12:07 pm por Samuka_Adm

» VOLTEI ALELUIA :D
Sab Dez 07, 2013 10:35 am por Samuka_Adm

» Netplay Master v4.0.7
Qua Jun 26, 2013 1:32 pm por xdario

» The League Of War [Season 1]
Sex Jan 18, 2013 6:02 pm por Warrior

» Meu primeiro desenho que posto :D
Qua Jan 09, 2013 1:37 pm por PedroMatoso

» Window Configurações
Qua Jan 09, 2013 1:36 pm por PedroMatoso

Parceiros
Fórum grátis

Fórum grátis


Mundo RPG Maker
MMORPG BRASIL

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

SK - Lógica de Programação - Aula 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 SK - Lógica de Programação - Aula 3 em Qui Out 25, 2012 7:42 pm

SameKage

avatar
Aprendiz
Aprendiz
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Aula 3 - Desenvolvimento de Algoritmos e Fluxogramas

Obs: Essa aula não terá nenhum sentido para você caso não tenha visto as anteriores ou não conheça sobre o assunto

Esta aula é voltada principalmente para a parte teórica, então preste bastante atenção para poder prosseguir com facilidade nas outras

Regras Principais

Até aqui você aprendeu as formas de se representar um algoritmo, mas para criar um bom algoritmo, você deve seguir algumas regras básicas, de forma que ele saia de maneira simples e objetiva

Veremos agora o que é necessário para se criar um bom algoritmo :

  • Entender qual é a finalidade do algoritmo que está sendo criado

  • Verificar os Dados de Entrada que serão utilizados

  • Usar o mínimo de cálculos e processos possíveis para se chegar ao resultado

  • Dividir o algoritmo, caso ele seja grande e/ou complexo

  • Sempre faça o Teste de Mesa

    Mas antes de você iniciar a construção de um algoritmo, é necessário dividi-lo em três etapas já conhecidas e em ordem correta, pois o computador utiliza os mesmos procedimentos para fazer seus cálculos : Entrada, Processamento e Saída

  • Entrada - São os dados que serão trabalhados, como por exemplo, dois números que serão somados. É como no caso de uma vitamina, onde os dados de entradas seriam as frutas

  • Processamento - São os procedimentos utilizados para se chegar ao resultado final, como operações matemáticas, por exemplo

  • Saída - São os dados já trabalhados e processados, mostrados através do vídeo ou documento

    Com estas três etapas você é capaz de resolver problemas simples e complexos criando um bom algoritmo, mas lembre-se de que não há maneira de se obter uma saída sem processamento

    Regras de Construção

  • Início e Fim - Qualquer algoritmo que você faça deverá por padrão, ter início e fim para que funcione corretamente

  • Usar um verbo por frase - Para não gerar complicações em descrições narrativas, é aconselhável que se use apenas um verbo por frase, uma vez que também é feito quase da mesma forma em programação de hardware, porém cada verbo no caso pode acontecer de ficar em uma mesma linha de código, mas é processado apenas de um em um

  • Usar frases simples e objetivas e não usar palavras com sentido duplo ou duvidoso - Da mesma forma que a regra de usar apenas um verbo por frase, o uso de frases simples e objetivas e o não uso de palavras com sentido duplo ou duvidoso auxiliam tanto no compreendimento do algoritmo como no treino para futuras linguagens que você pode vir a aprender

    Teste de Mesa

    O teste de mesa não é nada mais nada menos do que a própria "experimentação" do algoritmo, onde você apenas deve verificar no papel se seu algoritmo funciona corretamente, se tem lógica e se está com os processamentos corretamente colocados

    Como por exemplo, em um algoritmo que difine sua média de peso em um período de três anos, você apenas precisaria fazer uma simples tabela com as devidas contas e valores de exemplo e ver se funciona corretamente

    Atividade Complementar

    Para que fique bem treinado neste básico apresentado até agora, faça um algoritmo bem criativo em Descrição Narrativa, depois passe o mesmo para fluxograma e faça o teste de mesa

    Poste o resultado, vou verificá-lo e dizer o que está certo e o que está errado, caso cometa algum erro

    Não tenham preguiça !! E até a próxima aula, onde aprenderemos sobre : Constantes, Variáveis e Tipos de Dados
    Até a próxima !!


_________________
Ei, tem um tempinho livre? Visite o Distrito Maker !!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Ver perfil do usuário http://distritomaker.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum